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CENTRO DE MONITORAMENTO DE OBJETOS DE REDE

No centro de Atendimento, além dos laboratórios, pessoas e processos integrados num mesmo local, foi adicionada a figura do NOC [Network Operation Center], um centro de operação que possibilita gerenciar as redes dos diversos clientes através de uma comunicação VPN, em tempo real, monitorando e tomando ações preventivas. Antes do NOC, a GRS tinha visões descentralizadas das redes dos clientes, através de ferramentas disponíveis com os respectivos gestores de cada contrato de serviços, o que dificultava verificar a performance da gestão das redes como um todo, o NOC possibilita um ganho bastante expressivo na gestão, na criação de parâmetros de análise de criticidade e severidade e na integração das ações que ficam sob comando centralizado do centro de operações.

A GRS faz questão de ressaltar que as inovações não ficaram restritas ao NOC, cuja visibilidade física é a mais evidente. A GRS investiu no redesenho de seus processos, tornando-os aderentes ao modelo ITIL [IT Infrastructure Library] - uma das referências de melhores práticas de mercado - na capacitação de pessoal em termos de tecnologias e processos, em sistemas de informação voltados a suportar os processos redesenhados e na gerência de alianças estratégicas. Para cada um destes itens foram adicionados conceitos inovadores para o setor, práticas e processos comuns adotados pelos centros de serviços, associados a serviços de informática e TI, e que hoje fazem parte do dia-a-dia do GRS.

A GRS entra em operação com profissionais entre engenheiros, técnicos, analistas e administrativos.

 

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